27 Semanas de Gestação – Como o Bebê Está se Desenvolvendo? Dicas

A cada semana que passa o desenvolvimento da gestação ganha uma novidade, como a chegada às 27 semanas de gestação, que marca o início do terceiro trimestre, ou seja, a reta final da gravidez.

Então, para saber um pouco mais sobre essa importante fase, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá?!

Como o bebê etsá crescendo na 27ª semana de gestação

Ao entrar na fase final da gestação o bebê já está ocupando praticamente todo o espaço disponível dentro do útero e também já consegue abrir e fechar os olhos, chupar o dedo, bem como dormir e acordar em intervalos regulares.

Os pulmões do bebê, nessa fase, ainda são imaturos, porém já tem total possibilidade de funcionar com auxílio médico caso venha a ocorrer um parto prematuro. No entanto, por causa do baixo nível de gordura corporal ele ainda teria que passar um tempo na incubadora.


Nessa fase também é comum que se sinta alguns movimentos ritmados vindo de dentro do útero e isso ocorre porque o bebê está com soluço e é bastante normal. Na verdade isso já acontece há algum tempo, mas a diminuição do espaço no útero vai tornando o soluço mais perceptível aso chegar nas 27 semanas de gestação.

Os olhos também já ficam parcialmente abertos e já possuem cílios para que possa se protege-los de pequenas sujeirinhas que presentes no ar fora da barriga.

Com 27 semanas de gestação todo o corpo do feto está sendo preparado para que ele sobreviva fora do útero e suas retinas já apresentam sensibilidade à luz.

Nessa fase o bebê também já treina a sua respiração com o líquido amniótico, que fica entrando e saindo dos pulmões, embora o oxigênio necessário ainda venha da placenta.

27 Semanas de Gestação crescimento bebe

Como a mãe está se sentindo

A partir das 27 semanas de gestação o corpo da mulher vai passar a mudar mais rápido, o útero já se encontra 8 centímetros acima do umbigo e é possível sentir uma pressão maior nas costelas.

O cansaço também pode voltar a se fazer mais presente nessa fase, no entanto, se for algo exagerado é importante conversar com o médico, que poderá solicitar um novo exame de sangue para descartar a possibilidade de anemia ou outra deficiência, visto que isso é comum em grávidas.

Os órgãos internos estão ficando pressionados, o que pode levar à prisão de ventre, inchaço, respiração curta, má digestão e, claro, as dores nas costas que tendem a se intensificar.

Os fatores psicológicos também tendem a afetar as mulheres nessa fase com a preocupação de deixar tudo pronto, a escolha da maternidade, dinheiro, ansiedade para ter o filho nos braços, receio do momento do parto, licença maternidade e muitos outros detalhes.

De fato são muitas coisas para pensar mas a verdade é que basta manter a calma e pedir ajuda para quem está mais próximo, lembrando que todas as grávidas passam por isso e se saem bem.

Uma boa dica pode se conversar com alguém que já passou por essa fase e pode acalmar você. Até mesmo para evitar descontar tudo na comida pois nessa fase é que se ganha mais peso. E ganhar peso extra demais só vai complicar ainda mais a situação.

No terceiro trimestre outro fator que pode começas a incomodar é o suor. Visto que há um aumento da temperatura corporal cuja resposta se dá pela transpiração.

Altura e peso do bebê com 27 semanas de gestação

Com 27 semanas de gestação o bebê já pesa cerca de 1kg. E mede cerca de 24 cm da cabeça até o bumbum.

Desejos de comida

Uma excelente dica para quem tem desejos é: escute o que o seu corpo diz. Pois pode ser um sinal importante de alguma carência alimentar.

Sendo assim, se o desejo for de comer carne pode ser um indicativo de que há uma deficiência de proteína. Ou ferro no organismo. Dessa mesma forma, um desejo de comer sorvete ou queijo pode indicar uma deficiência de cálcio ou de gordura.

Vale lembrar que essas regras se aplicam a alimentos e não a desejos estranhos. Como de comer terra, roer tijolo e etc. Que são transtornos alimentares que podem afetar as grávidas. Se esse for o caso, converse com seu médico.

27 Semanas de Gestação comer

Dicas para as mães

A gestação é um momento delicado no qual a mulher fica vulnerável. Se o seu trabalho for estressante, é preciso cuidado para que isso não a afete. Pois essa é uma das principais causas dos partos prematuros.

Saiba que existe a possibilidade de desempenhar outro cargo dentro da empresa durante esse período.

Se for o caso, converse com o médico. Procure ajuda de um psicólogo, terapeuta ou recorra à técnicas de meditação. Isso para suavizar a maneira de enfrentar os problemas profissionais.

Também é importante começar a cuidar da postura. Tanto para quem fica muito tempo sentada como para quem trabalha de pé por muito tempo. Lembrando de se alongar periodicamente as pernas e as costas, aproveitando para ir ao banheiro e tomar água.

Pergunta dos leitores

27 semanas de gestação são quantos meses?

As 27 semanas de gestação representam a 1ª semana do 7º mês de gravidez.

Na 27ª semana de gestação o bebê está sentado?

Como já foi dito, com 27 semanas de gestação o espaço no útero está cada vez menor para o bebê. Mas ele ainda pode estar acomodado em qualquer posição. Ou seja, sentado, de lado ou já encaixado com a cabeça para baixo.

Na 27ª semana de gestação o bebê mexe muito?

Sim, além dos soluços que passam a ser mais perceptíveis, é bastante comum sentir o bebê se mexendo. E caso ele fique sem apresentar movimentos por mais de 3 horas o mais indicado é procurar um médico.

Pronto, agora você já sabe tudo o que acontece com 27 semanas de gestação. Como está o bebê, as mudanças no corpo da mãe e até mesmo algumas dicas importantes. Boa hora!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *