26 Semanas de Gestação – Qual o peso ideal do bebê? Ele mexe muito?

Cada nova semana de gestação traz consigo uma série de novidades a respeito do desenvolvimento do bebê e também mudanças no corpo da mãe, tal como nas 26 semanas de gestação, que correspondem a 6 meses de gestação, uma fase muito importante.

Então, para saber um pouco mais sobre esse assunto, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre ele.

Como o bebê está crescendo na 26ª semana de gestação

Com 26 semanas de gestação o bebê já está começando a abrir os olhos e passará a ficar mais responsivo aos sons externos, visto que está se formando uma nova rede de nervos que se estende até o ouvido, mas está só ficará completa com 7 meses.

A partir desse momento a até a hora do parto, o peso do bebê irá triplicar, pois a partir das 26 semanas de gestação ele começará a acumular gordura de forma mais rápida.


Vale lembrar ainda que essa gordura será uma importante fonte de calorias para os primeiros meses de vida do bebê. É normal e comum que os recém-nascidos percam um pouco de peso na primeira semana após o seu nascimento.

Vale lembrar ainda que cada criança se desenvolve no seu ritmo próprio e essas informações servem apenas como uma ideia de como esse desenvolvimento deve ocorrer.

26 Semanas de Gestação

1 – Se for menino?  Nessa fase seus testículos logo começarão a descer em seu escroto, um processo que levará dois ou três meses.

2 – Aprendendo a respirar: Seu bebê está inalando e exalando líquido amniótico – preparando seus pulmões para o primeiro gole de ar.

3 – Ele é mais sensível ao som: A rede de nervos nas orelhas do seu bebê está melhor desenvolvida do que antes.

4- Costas doloridas? Agradeça o seu centro de gravidade e os hormônios da gravidez que afrouxam as articulações e os ligamentos.

O que a mãe está sentindo

As 26 semanas de gestação marcam o início terceiro trimestre, ou seja, a reta final da gravidez. Nessa fase é comum que as mulheres sofram um aumento de pressão moderado. Então fique atenta aos seguintes  sinal de alerta, pois pode significar uma pré-eclâmpsia.

  • Se o peso subir demais
  • Se a visão ficar embaçada
  • Se as mãos e pés ficarem repentinamente inchados

Altura e peso do bebê

Com 26 semanas de gestação o bebê já deve estar medindo cerca de 34,5 cm de comprimento, contanto da cabeça até o calcanhar. Seu peso é de 660g.

Alimentação da mãe

É extremamente importante que a mãe cuide da alimentação desde o início da gestação. No entanto, com o avanço e desenvolvimento da gestação, isso se torna ainda mais importante, pois alguns sintomas podem ser amenizados com a adoção de hábitos saudáveis.

Sendo assim, a hidratação é algo fundamental para todas as gestantes. É fundamental fazer a reposição de líquidos, especialmente no calor.

Por isso, tomar água é imprescindível, bem como a água de coco para ajudar a repor os sais minerais do corpo.

Quanto a realização de atividades físicas, o mais importante é fazer atividades leves. Evite exposição ao sol forte.

Para aliviar a azia e evitar a má-digestão também é importante que a mulher coma pequenas quantidades por mais vezes ao dia.

Isso porque a presença da progesterona faz com que o esvaziamento gástrico seja mais lento. A presença do bebê empurra o estômago para cima, fazendo com que esses ácidos estomacais subam. Os alimentos gordurosos também devem ser evitados por esse mesmo motivo.

Priorize aqueles alimentos com boa higiene na sua manipulação.

Outra coisa muito comum é que as mamães sofram com a constipação (intestino preso). Por isso, adotar uma dieta rica em fibra é algo essencial para minimizar esse problema e diminuir o inchaço e o desconforto causado por ela.

A quantidade de água ingerida também influencia fortemente no funcionamento dos intestinos. Sendo assim, não esqueça nunca da hidratação.

Vale lembrar ainda que as opções são variadas e as grávidas podem comer:

  • Feijão,
  • Grãos,
  • Frutas,
  • Lentilhas,
  • Verduras e etc.

Dicas para a mãe

Lembre-se que com 26 semanas de gestação o bebê já responde a estímulos auditivos externos, isso quer dizer que ele já se movimenta de acordo com ritmo de uma música e com os seus batimentos cardíacos. Sendo assim, uma dica excelente é conversar com ele e utilizar músicas relaxantes.

Outra dica importante é que os papais aproveitem essas últimas semanas para fazer passeios românticos e relaxantes pois depois que o bebê nascer ficará um pouco mais limitada a possibilidade de ter um tempo só para o casal.

Esse é o momento de se empenhar para terminar o enxoval do bebê, visto que se está na reta final da gestação e o ideal é que tudo fique pronto o quanto antes. No entanto, faça tudo com calma para não gerar estresse desnecessário.

A partir das 26 semanas de gestação procure relaxar, faça o que conseguir e o que não conseguir não se estresse, pois essa é uma fase que vai exigir mais o corpo da mulher e o estresse não contribui para nada.

Fotos do bebê com 26 semanas de gestação

Pergunta dos leitores

26 semanas de gestação são quantos meses?

As 26 semanas de gestação correspondem à 6 meses, ou seja, a entrada no último trimestre da gestação. Nessa fase o útero já se encontra cerca de 7cm acima do umbigo e o cansaço se torna mais presente pelo tamanho da barriga e maior esforço cardíaco.

Bebê com 26 semanas de gestação mexe muito?

Desde bem cedo o bebê já se mexe bastante, no entanto, por causa do seu tamanho com 26 semanas de gestação, esses movimentos se tornam ainda mais perceptíveis.

Sendo assim, é até possível ver esses movimentos acontecerem quando a mulher deita, estica a barriga ou muda de posição.

Qual o peso ideal para um bebê com 26 semanas de gestação?

Nessa fase da gestação, o bebê já deve estar com 660g de peso corporal, devendo triplicar esse peso até o final da gestação, adquirindo mais gordura corporal.

Bebê com 26 semanas de gestação sobrevive fora do útero?

Sim, existe uma possibilidade de sobrevivência, mas quanto mais tarde o parto acontecer, melhores serão as chances.

Sendo assim, os bebês nascidos com 23 semanas de gestação apresentam 25% de chance de sobrevivência. Já aqueles que nascem com 24 semanas apresentam 50% de chance enquanto os que nascem com 29 semanas apresentam 92% de chance.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o que acontece com 26 semanas de gestação, como está o desenvolvimento do bebê, as mudanças na mãe e muito mais. Aproveite!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *