23 Semanas de Gestação – Como o Bebê Está se Desenvolvendo? Dicas!

Cada nova semana da gestação traz para a mulher uma nova descoberta, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento do feto, quanto às mudanças no seu corpo, tal como com 23 semanas de gestação, que é marcada por diversas

Então, para saber mais sobre essa fase, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Desenvolvimento do bebê com 23 semanas de gestação

Com 23 semanas de gestação o bebê ainda se encontra com a pele enrugada e bastante vermelha por causa dos vasos sanguíneos que ainda estão aparentes na pele fina e transparente.

Vale lembrar que isso acontece independentemente da raça, pois todas as crianças nascem com um tom de pele mais avermelhado e só terão seu tom de pele definitivo por volta de 1 ano de vida.


Além disso, nessa fase, estão se desenvolvendo os vasos sanguíneos que irão promover a irrigação do pulmão, estimulando o seu desenvolvimento também.

Os olhos do bebê também já estão se movimentando rapidamente e a sua audição já se encontra um pouco mais apurada tornando possível que ele escute os sons graves e altos, bem como os sons do estômago e do coração da mãe, bem como uma versão mais distorcida da voz e sons externos.23 Semanas de Gestação dicas

Vale lembrar que barulhos altos que forem frequentes na gravidez, tais como aspirador de pó ou os latidos de um cão, não deverão causar incômodo no bebê depois do seu nascimento.

Ao tocar uma música, então, será possível que o bebê se movimenta mais nas partes mais agitadas e fica mais tranquilo nas partes mais lentas, lembrando que estudos revelam que no útero os fetos têm preferência por música clássica.

Nessa fase, cada dia do desenvolvimento faz toda a diferença e caso ele venha a nascer um pouco depois, com 24 semanas de gestação, a sua chance de sobreviver em uma UTI de alta complexidade aumenta bastante.

Como a mãe está se sentindo (sintomas)

Com 23 semanas de gestação o útero da mulher já deve ter por volta de 22cm de altura e já é comum sentir coceiras por causa do estiramento da pele, bem como podem aparecer as estrias, especialmente naquelas mulheres que já tem tendência.

Uma boa dica é sempre fazer uso de hidratantes e óleos nas regiões de maior estiramento, bem como nas nádegas e coxas.

Como o bebê está crescendo, também podem surgir dores nas costas, principalmente na região lombar. Por isso é imprescindível cuidar da postura e optar por calçados mais confortáveis, evitando os saltos.

O umbigo, que antes era para dentro pode começar a ficar mais raso e aparente e voltará ao normal depois do nascimento.

Já o equilíbrio da mulher é algo que começa a ficar um pouco afetado nessa etapa, visto que o desenvolvimento da barriga faz com que o centro de gravidade mude, sendo necessário um tempo para que a mulher se acostume.

As gengivites também são mais comuns e podem levar ao sangramento durante a escovação. Por isso é fundamental reforçar os cuidados com a higiene bucal e fazer acompanhamento odontológico.

A mãe ainda pode excretar o colostro, que é o primeiro leite produzido pelas mamas, que tem uma aparência rala, coloração amarelada e ainda é transparente.

Tamanho e peso do bebê

Com 23 semanas de gestação o bebê já possui cerca de 28 centímetros de comprimento e em média. 500g de peso corporal.

Dicas para as mães

Como a barriga está crescendo é comum que comecem a aparecer as dores nas costas. Por isso a dica é sempre optar por roupas e calçados confortáveis, evitado ao máximo o uso de saltos.

Além disso, deitar na cama de lado, mantendo as pernas flexionaras (não com o corpo esticado). Isso ajuda a aliviar a dor e compressão. Preferencialmente posicionando uma almofada entre os joelhos.

Fazer pequenas refeições com maior frequência ajuda a diminuir problemas como azia e má digestão. Tal qual evitar o consumo de comida gordurosa.

Também é importante cuidar da pele e fazer uso de hidratantes e filtro solar a fim de evitar manchas.

Cuidar da alimentação também é essencial para ter uma gestação saudável. Oferecer boas condições de desenvolvimento para o bebê e evitar o ganho de peso excessivo.

Beber muita água no intervalo entre as refeições ainda ajuda a evitar a azia. E a manter a hidratação do corpo, que é essencial.

Fazer caminhadas leves é algo que deve ser adotado na rotina. A fim de diminuir o inchaço que parra a ocorrer comumente nas pernas.

De uma forma geral, a prática de atividades físicas é algo extremamente benéfico. Para ajudar a controlar o peso (que passa a aumentar mais rápido) e a glicemia. Além de fortalecer a musculatura pélvica e ajudar a melhorar a postura.

23 Semanas de Gestação

Pergunta dos leitores

23 semanas de gestação são quantos meses?

As 23 semanas estão dentro dos 6 meses de gestação. Que é uma fase marcada pelo início do terceiro trimestre de gravidez, que é a reta final.

Bebê com 23 semanas de gestação mexe muito?

Com 23 semanas de gestação o bebê ainda possui muito espaço para se mover dentro do útero da mãe. E como seu desenvolvimento já conta com braços, pernas e articulações. Já é possível sentir ele mexendo bastante, chutando, saltando e dando voltas lá dentro. Sendo possível, inclusive, ver essa movimentação pelo abdome.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o que acontece com 23 semanas de gestação. Como é o desenvolvimento do feto, o que a mãe sente e muito mais.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *