21 Semanas de Gestação – Como o Bebê Está se Desenvolvendo? Dicas

Sem dúvidas, cada gestação é única e traz muitas novidades a cada dia ou semana que passa, apresentando um novo marco no desenvolvimento da gestação, tal como com 21 semanas de gestação, quando o bebê já tem unhas, pálpebras e sobrancelhas.

Então, para saber um pouco mais sobre esse assunto, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber. Vamos lá?!

Desenvolvimento do bebê com 21 semanas de gestação

A partir das 21 semanas de gestação, a medição do tamanho do feto que antes era feita da cabeça até as nádegas, passa a ser feito da cabeça até o calcanhar.

Além disso, o bebê consegue escutar o que a mãe diz e conversar com ele é um estímulo muito importante que deve ser praticado não somente pela mãe, mas também por aquelas pessoas que irão conviver com o bebê.


As 21 semanas de gestação também marcam o desenvolvimento ósseo do feto, bem como o início da sua capacidade de produção de glóbulos vermelhos.

21 Semanas de Gestação bebê

O bebê ainda possui uma pele bastante fina e rosada que deixa aparente seus pequenos vasos sanguíneos. Isso porque ele ainda não armazenou muita gordura pois utiliza tudo como fonte de energia para o seu desenvolvimento.

No entanto, nas próximas semanas a quantidade de gordura estocada irá começar a aumentar, deixando a sua pele um pouco menos transparente.

O osso do nariz do bebê ainda não está formado e desenvolvido, por isso, o seu nariz ainda pode parecer um pouco largo nas imagens da ultrassonografia. Com o tempo o osso se desenvolve e o nariz fica mais alongado e fino.

Visto que o espaço dentro do útero é grande o bebê ainda consegue se movimentar livremente dando cambalhotas  e mudando muito de posição. No entanto, pode ser que toda essa movimentação ainda não seja sentida, visto que o espaço para ele é realmente grande.

Nessa fase o bebê já é capaz de ingerir o líquido amniótico que passará pelo seu sistema digestivo que lentamente formará o mecônio, que é o primeiro cocô do bebê, que tem como aspecto uma pasta escura.

Como a mãe está se sentindo

Muitas pessoas consideram essa uma das melhores fases da gestação na qual a mulher se sente surpreendentemente bem. Isso porque o peso ainda não aumentou muito e aqueles incômodos que são mais presentes no início da gestação, tais como sono, vontade frequente de urinar e enjoos, já aliviaram consideravelmente.

Sendo assim, procure relaxar e aproveitar o bem-estar para resolver aquilo que precisa ser resolvido enquanto o peso e o desconforto não aumentam novamente.

Por outro lado, os esquecimentos podem começar a se tornarem mais frequentes, bem como os inchaços nos pés e pernas.

É comum também que haja um aumento no volume do corrimento vaginal, lembrando que se o corrimento não apresentar odor desagradável e nem cor, não há perigo.

Tamanho e peso do bebê com 21 semanas de gestação

Com 21 semanas de gestação o feto mede cerca de 25,6 centímetros de comprimento. Considerando do topo da cabeça até o calcanhar, e pesa cerca de 300 gramas.

Dicas para as mães

Visto que os inchaços podem aumentar, a prática de atividades físicas de baixo impacto pode ser extremamente benéfica. Pois melhora a circulação do sangue e ainda evita o ganho de peso em excesso. Sem falar que o fortalecimento da musculatura pélvica ajuda muito no trabalho de parto.

Boas opções de atividades físicas que devem ser consideradas são: pilates, yoga, caminhadas, hidroginástica, entre outras.

Também é importante evitar o consumo de alimentos gordurosos e excesso de doces. Pois eles tendem a se acumular em forma de gordura e ainda não oferecem nenhum benefício nutricional.

Como o esquecimento passa a se tornar mais frequente, e tende a ficar cada vez pior. Uma boa dica é começar a adquirir o habito de anotar as tarefas e informações importantes. Isso ajuda a lembrar do que tem que ser feito e evitar o estresse de ter esquecido algo importante.

Como a barriga já está mais perceptível, é uma boa hora para intensificar a participação dos irmãos (se houver). Nas escolhas, decisões e tarefas que envolvem a gestação.

21 Semanas de Gestação desenvolvimento

Pergunta dos leitores

21 semanas de gestação são quantos meses?

As 21 semanas de gestação estão compreendidas dentro dos 5 meses de gravidez.

Bebê com 21 semanas de gestação mexe muito?

Sim, com 21 semanas de gestação o bebê se mexe bastante pois já apresenta atitudes como dormir e acordas. Chupar os dedinhos, das cambalhotas e mudar de posição, sem falar que ele soluça com frequência.

No entanto as mamães podem ficar bastante tranquilas. Pois os soluços são bastante importantes para o desenvolvimento do sistema digestivo e respiratório do feto.

Mesmo assim, vale lembrar que o espaço que o bebê tem no útero ainda é grande para o seu tamanho. Por isso, existe a possibilidade e que a mãe não sinta essa movimentação de uma forma mais intensa. Sentindo apenas movimentos muito suaves e isso é normal!

Pronto, agora você já sabe um pouco mas sobre o que acontece nas 21 semanas de gestação. Como é o desenvolvimento do feto, como a mãe se sente e mais algumas dicas incríveis. Aproveite!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *