19 Semanas de Gestação – Como o Bebê Está se Desenvolvendo? Dicas

A gravidez é uma fase que apresenta algo novo todos os dias. Pensando nisso semana a semana, são diversas novidades que surgem, tanto no desenvolvimento do feto como mudanças na mãe. Tal como com 19 semanas de gestação, que é quando dá para começar a sentir os movimentos do bebê.

Então, para saber um pouco mais sobre esse assunto, continue lendo. Descubra tudo o que você precisa saber. Vamos lá?!

Como o bebê está se desenvolvendo na 19ª semanas de gestação?

Com 19 semanas de gestação o bebê já começou a engolir o líquido amniótico. Seus rins seguem na produção de urina.

O cabelo do bebê já começa a ser perceptível. É nessa semana que o desenvolvimento dos seus sentidos, tais como tato, audição, visão, olfato e paladar, chega ao auge, desenvolvendo áreas específicas no cérebro.


A produção de novas células nervosas cai. As que já existem passam a aumentar seus tamanhos, formando conexões mais complexas.

Caso a gestação seja de uma menina, ela já terá cerca de 6 milhões de óvulos em seus ovários. Esse número cairá para cerca de 1 milhão próximo do nascimento.

A 19ª semana, marca a metade da gestação. Ao entrar na 20ª semana, o útero terá chegado ao umbigo, passando a aumentar cerca de 1cm por semana.

semana 19 gestação desenvolvimento

Como a mãe está se sentindo (sintomas)

Ao chegar nas 19 semanas de gestação a mãe passará a perceber leves chutes e também os movimentos de cambalhota que o bebê faz. Claro que isso pode demorar um pouco mais para algumas mulheres, mas o mais comum é que isso já possa ser percebido nessa semana.

Além disso, os sintomas da mãe são:

  • Aumento constante do tamanho da placenta que visa suprir as necessidades nutricionais que o bebê possui.
  • Os cabelos e unhas passam a ser percebidos um tanto mais resistentes e fortes.
  • A mulher pode passar a se sentir mais pesada, sendo importante contar com o auxílio de uma cinta para dar suporte ao peso da barriga. Converse com o médico.
  • Ocorre um aumento da transpiração causado pela elevação no peso corporal e pelas grandes alterações hormonais que afetam o organismo.
  • A línea negra também passa a ficar mais acentuada, causada pelo aumento da melanina em decorrência das alterações hormonais.
  • Os cuidados com a pele devem ser redobrados para evitar o aparecimento de melanomas.

Tamanho do feto com 19 semanas de gestação

Com 19 semanas de gestação o bebê já mede cerca de 15 centímetros medidos do bumbum até a cabeça e pesando cerca de 240 gramas.

Pergunta dos leitores

Bebê com 19 semanas de gestação mexe muito?

É por volta das 19 semanas de gestação que as mamães começam a ter a percepção dos movimentos do feto. Claro que algumas mulheres que já tiveram filhos antes podem sentir essa movimentação um pouco mais cedo enquanto outras podem passar a perceber os movimentos somente um pouco mais tarde, por volta da 23ª ou 24ª semana.

No entanto, o fato é que o mais comum é que os movimentos do feto passem a ser sentidos a partir das 19 semanas de gestação.

Não sinto meu bebê de 19 semanas de gestação mexer, é normal?

Como já foi dito, é comum começar a sentir a movimentação do feto por volta das 19 semanas de gestação, mas caso isso não aconteça, também não é motivo de preocupação.

Vale lembrar que o bebê se movimenta já desde o início do primeiro trimestre de gestação, tal como se vê algumas vezes pelo ultrassom.

No entanto, ele só passa a ser sentido quando o tamanho do útero vai ficando mais “justo” para ele, sendo que no início causa uma sensação que se parece com gases ou com borboletas batendo asas na barriga.

Como fica a barriga da mãe com 19 semanas de gestação?

19 Semanas de Gestação sintomas

A barriga da mulher vai se tornando cada vez maior. Com 19 semanas de gestação o útero já está quase chegando à altura do umbigo.

Vale lembrar que as mulheres que estão grávidas pela primeira vez podem apresentar uma barriga um pouco menor do que aquelas que já tiveram outras gestações. Isso é algo completamente normal por causa da diferença entre a contração e distensão dos músculos.

O centro de gravidade também passa a ser afetado e vai ser cada vez mais, causando um aumento da falta de equilíbrio da mulher, especialmente em terrenos mais acidentados.

O crescimento da barriga também passará a afetar a postura da mulher que começará a se inclinar para trás a fim de obter equilíbrio.

19 semanas de gestação são quantos meses?

As 19 semanas de gestação estão compreendidas dentro dos 5 meses de gravidez.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre as 19 semanas de gestação, o que acontece, como está o desenvolvimento do feto e como está a mãe e sua barriga.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *