18 Semanas de Gestação – Como o Bebê Está se Desenvolvendo? Dicas

Sem dúvidas, cada gestação é diferente, traz suas peculiaridades e apresenta suas próprias novidades e isso vale tanto de uma mulher para a outra quanto de uma gestação para a outra em uma mesma mulher e quer dizer que chegar ás 18 semanas de gestação é uma fase única.

Sendo assim, para saber um pouco mais sobre o assunto, continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre! Vamos lá?!

Como o bebê está crescendo?

As 18 semanas de gestação marcam o início do quinto mês de gravidez e até então tudo o que ele consegue ouvir são batidas do coração da mamãe e o barulho de funcionamento do seu aparelho digestivo. No entanto, logo ele passará a ouvir também os sons externos pois sua audição está se desenvolvendo.

Com essa idade gestacional o bebê apresenta cerca de 15 centímetros de comprimento, medidos do seu bumbum até o topo da cabeça e já é capaz de sentir estímulos.


Se a gestação for de uma menina, as trompas e o útero já estão formados e caso seja de um menino os genitais já podem ser vistos também, embora estejam frequentemente escondidos durante o ultrassom.

Nessa fase os olhos do bebê já se encontram mais sensíveis à luz, apresentando reação à estímulos externos. As suas impressões digitais também estão começando a se desenvolver e o seu tórax já atua simulando os movimentos respiratórios.

18 Semanas de Gestação desenvolvimento

Como a mãe está se sentindo (sintomas)

Os 18 meses de gestação para a mãe marcam o meio do caminho, ou seja, que a metade da gestação já passou e falta somente a segunda metade.

Nessa fase o útero se encontra cerca de 2cm abaixo do umbigo e podem começar a aparecer manchas na pele, espinhas e também coceiras no corpo.

No que diz respeito ao peso, o ideal é que a mulher tenha ganhado cerca de 5,5kg, podendo variar um pouco de acordo com o peso da mulher antes de engravidar.

Além disso, as tonturas nessa semana começarão a ficar mais frequentes visto que o coração irá começar a trabalhar mais e mais, levando a uma queda de açúcar no sangue, bem como por causa da compressão de veias devido ao aumento gradual e constante do tamanho do útero, podendo causar até mesmo desmaios.

Dessa forma, é importante que a mulher evite levantar rapidamente e que faça um repouso sempre que for possível, deitando sobre o lado esquerdo de seu corpo a fim de facilitar a circulação.

A presença ou aumento da quantidade de um corrimento branco também é normal nessa etapa e irá aumentar cada vez mais com a proximidade do parto.

Esse é um excelente momento para preparar os detalhes do enxoval e do quarto do bebê pois a mãe ainda se sente bem disposta.

Isso porque a barriga irá aumentar mais rapidamente e o ganho de peso será mais intenso, sendo importante aproveitar esse momento em que o bem-estar é mais presente.

Alimentação da mãe

O ganho de peso da gestante deve ser gradual, de acordo com o desenvolvimento do feto no útero, lembrando que a média de ganho de peso para uma gestação normal é de 12 a 15 quilos.

Claro que esses valores podem variar de acordo com cada mulher. Dependendo principalmente do peso que ela tinha antes da gestação.

Sendo assim, nada como focar os esforços em se alimentar bem e de forma saudável. A fim de oferecer o melhor para o desenvolvimento dessa gestação, apostando em alimentos ricos em:

18 Semanas de Gestação bebê

  • Proteínas, tais como carnes vermelhas, peixes, aves e etc.
  • Cálcio, presente em verduras escuras, laticínios e etc.
  • Fibras, presentes em verduras, frutas e alimentos integrais
  • Ferro, presente em verduras de cor escura, carnes, feijão e etc.
  • Gorduras boas, presentes em peixes como salmão e sardinha, castanhas e azeite

Vale lembrar que o ganho de peso no primeiro trimestre, normalmente, é baixo. Mas isso muda bastante no segundo e terceiro.

Uma dica importante para as mamães com 18 semanas de gestação é apostar no consumo de ômega-3. Encontrado em peixes como a sardinha, salmão e cavala. Que é importante para o desenvolvimento cerebral do feto, bem como dos seus olhos e da sua visão.

Além disso, os peixes são fontes de vitamina D. Que auxilia de forma importante na formação de dentes e ossos saudáveis.

O cálcio também é fundamental para o feto e para a mãe. E ajuda na formação do sistema nervoso, dos dentes e ossos e também na contração muscular.

O mais importante é procurar sempre ter uma alimentação balanceada e saudável. A fim de oferecer os melhores nutrientes para o desenvolvimento de uma gestação plena.

Pergunta dos leitores

Qual o tamanho da barriga com 18 semanas de gestação?

Isdo depende muito de mulher para mulher. Bem como do fato de a mulher já ter tido uma gestação anterior ou não.

Isso porque as mulheres que estão na primeira gestação tendem a ter uma barriga um pouco menor. Enquanto as mulheres que já tiveram gestações anteriores tendem a ter barrigas mais desenvolvidas. Isso por causa da distensão muscular já sofrida.

No entanto, com 18 semanas de gestação a barriga ainda é maior na parte inferior do umbigo. E não é muito pronunciada.

18 semanas de gestação são quantos meses?

As 18 semanas de gestação correspondem a 4 meses completos. Ou seja, a mulher já está no 5º mês de gravidez.

Pronto, agora você já sabe tudo o que acontece com 18 semanas de gestação. Como é o desenvolvimento do feto e o que passa a acontecer no corpo da mãe. Boa hora!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *